EDUCAÇÃO!?


Educação!?

Há alguns anos tenho me dedicado a estudar sobre educação e sobre a vida e o trabalho do educador; algumas vezes de forma sistematizada outras não. Após muitas leituras e análises de campo acredito que o trabalho do educador é baseado no aprendizado e não no ensinamento e que quando todos tiverem esse olhar, a educação será enxergada de forma diferente (mas não tenho a inocente pretensão que um dia isso aconteça). Ao longo de nossa vida passamos pelas mãos de muitos educadores, formais e informais, e todos deixam algum marco em nós. Alguns desses marcos são positivos e outros não, mas isso faz parte do processo de educação, que faz parte do processo de vida. Na trajetória de minha formação acadêmica ouvi muitas definições sobre educação e ainda hoje ouço e leio muitas outras – gostaria de ter uma definição minha sobre educação, mas até hoje não consegui elaborar. Bom. Pois o dia que a tiver não vou precisar mais pesquisar e fatalmente vou deixar de aprender muitas coisas. No momento não queria fazer um texto sobre educação, estou a três dias tentando acabar um texto sobre o assunto medo, e enquanto tentava escrever sobre o medo iniciei e terminei outro sobre superação. Não quero tentar provar isso, mas percebi que hoje a educação, para mim, ocupa um lugar entre o medo e a superação. Procuro me manter sempre em uma espécie de corda bamba, onde; em uma extremidade do bastão esta a visão da educação que liberta o ser humano, e na outra a que escraviza.

Gostaria de explicar isso melhor, então me lembrei de um vídeo que assisti já faz algum tempo atrás chamado Mestrado da Vida e gostaria de compartilhá-lo com quem ainda não o conhece. O vídeo retrata algumas facetas da educação e...

Não vou mais comentar, cada um de nós pode tirar suas próprias conclusões. Como já disse antes não queria falar sobre educação. Mas alguém consegue viver um dia sem passar por algum conceito de “educação”, mesmo que não use essa palavra?


MESTRADO DA VIDA.

Direção: Josias Pereira.

Produção: Josias Pereira e Marislova Carvalho.

Direção de Arte: Márcia Araújo.

Intérpretes: Virgínia Maria; Lucas Nascimento.

11min; color; son.


0 Responses

Use esse espaço para comentários.

    Sobre o Blog

    Aqui você vai encontrar artigos, ensáios, resenhas e crônicas, com uma visão, ora crítica, ora romântica, sobre os fatos do cotidiano sempre com doses homeopáticas de bom humor. Todos os textos, são produzidos pelo autor (aqui não tem CONTROL+C / CONTROL+V), caso haja alguma citação ou inspiração a devida fonte será mencionada.



    Contato por e-mail

    marcelo_almeida@mail.com

    Arquivo de Textos