TEM COPA EM 2014 NO BRASIL? TEM SIM SENHOR!

BRASILEIROS BANCANDO A COPA DO MUNDO 2014: "É NÓS!"


TEM COPA EM 2014 NO BRASIL? TEM SIM SENHOR!

Adoro futebol. (Ponto)

Poderia terminar este comentário aqui, pois o futebol é uma grande fonte de diversão e entretenimento que tenho. Lembro-me quando eu era adolescente e morava próximo ao estadio do Maracanã, me tornei freqüentador assíduo de suas arquibancadas (sempre nos jogos do Flamengo – em outra oportunidade explico melhor essa paixão). Quando estava em casa, assistia tudo que era jogo na TV. Se não tivesse algo para fazer poderia perder noventa minutos assistindo o jogo do XV de Jaú contra o XV de Piracicaba (equipes do interior de São Paulo). Hoje sou “mais seletivo”, no máximo assisto jogos do Olaria, Madureira, Boa Vista, Cabofriense, Resende, americano (dá-lhe Campos!), entre outros do campeonato Carioca. (Favor evitar ironias quando uso o termo “mais seletivo”, respeite minha visão de Mundo).

Então, você pode ver que o futebol em minha vida não é problema. No entanto, tem uma coisa no mundo da bola que está me deixando meio desconfortável. Terminada a copa do mundo de futebol 2010, realizada na África do Sul, os dirigentes da FIFA entidade máxima do futebol mundial, começam a dar declarações sobre a realização do próximo campeonato, a ser realizado no país deste simples torcedor que vos escreve – o Brasil. A primeira declaração ao fim da ultima partida na África, os dirigentes disseram que o Brasil ainda precisa fazer tudo (todas as obras necessárias) para a realização da Copa do Mundo, pois, o país ainda é desprovido de rodovias, aeroportos, acomodações para turistas, estádios para as partidas, segurança pública, entre outros. Se estivéssemos no governo FHC ficaria surpreso, pois quando ele falava do Brasil parecia que vivíamos na Suíça, o que não era o caso. Por que então não me surpreendo? Porque viajo de ônibus, e prefiro cruzar as distâncias durante o dia, não gosto da idéia de dormir durante uma viagem noturna e não saber o que passa do lado de fora do ônibus diante de estradas deficientes e perigosas, motoristas despreparados e automóveis sem a verificação necessária para enfrentar a estrada. Também viajo de avião (quando economizo) e tenho a noção de ser um Kamikaze, pois sabemos que controle do tráfego aéreo no país é um caos. Sem contar a falta de segurança nos aeroportos. Moro em vitória há nove anos (agora que estamos em 2013 ja são doze anos) e desde que cheguei aqui ouço dizer que o aeroporto será reformado, ampliado, revitalizado, e atenderá a vôos internacionais. Muita verba pública já foi liberada para este fim, só que até agora... Nada.

Realmente é nesse ponto que eu queria chegar – verba pública – hãm-rãm! No advento da escolha do Brasil para sediar a copa do mundo, fomos informados pelo comitê responsável pelos trabalhos, e pelos políticos do país, que tudo seria viabilizado com dinheiro da iniciativa privada (ou seja, o lucro dos poderosos sendo investido para gerar mais lucros para eles mesmos). Humm, quase acreditei! Porém, agora, mais do que nunca, “estou convencido de que” vão colocar a mão no nosso bolso mais uma vez para que o evento seja realizado. Nós vamos pagar essa conta. Mesmo que agente não vá ao estádio; que o seu Estado ou Cidade não seja sede dos jogos; mesmo que você não necessite de um aeroporto internacional para realizar uma viagem... Vamos pagar essa conta. A conta de um país “emergente” que não quer ficar de fora dos eventos que dão status internacional, que na verdade são muito bons quando esse país tem uma política de distribuição de renda minimamente estruturada. Onde, os sócios contribuintes do Estado têm os seus direitos respeitados. Os menos favorecidos não precisam morar nas ruas e dormir debaixo das marquises dos prédios e mendigar alimentos. E vemos os nossos irmãos brasileiros morrendo deitados no chão sujo dos hospitais aguardando atendimento e um leito vazio, buscando ao menos ter um lugar para morrer descentemente. É o dinheiro dos nossos impostos que será utilizado para a infra-estrutura da copa.

2014...

Quem sabe até lá não farei outro comentário, daqui a quatro anos, dizendo: conseguimos superar os nossos problemas internos, temos um país melhor, e estamos aptos para realizar a nossa copa do mundo. A copa do país do futebol, do país da alegria e da justiça social.

Espero ansiosamente por esse dia.

BraZil 2014. Até lá!



QUE MIKE JAGGER E COMPANHIA NÃO TORÇAM POR NÓS EM 2014.


NOSSA SELEÇÃO EM 2014 - AQUI TEMOS 9 JOGADORES, KAKÁ E FELIPE MELO FORAM ESPULSOS EM 2010.
0 Responses

Use esse espaço para comentários.

    Sobre o Blog

    Aqui você vai encontrar artigos, ensáios, resenhas e crônicas, com uma visão, ora crítica, ora romântica, sobre os fatos do cotidiano sempre com doses homeopáticas de bom humor. Todos os textos, são produzidos pelo autor (aqui não tem CONTROL+C / CONTROL+V), caso haja alguma citação ou inspiração a devida fonte será mencionada.



    Contato por e-mail

    marcelo_almeida@mail.com

    Arquivo de Textos